Cursos de fevereiro 2017
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES
Competências Pessoais e Tecnologias Educativas
Prevenir o Plágio com recurso ao Turnitin – 5ª edição
Inscrição para docentes da U.Porto : 20 vagas ESGOTADAS
07 de fevereiro 2017 – 09h30 – 12h30
Local: Sala 7 – Faculdade de Desporto (com estacionamento)
Formador: Isabel Martins ( Tecnologias Educativas UPdigital)
Sumário da sessão:
- O Turnitin, comummente apelidado de ferramenta de deteção de plágio, é um software que permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual.
- Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.
- O Turnitin deve ser usado como ferramenta de prevenção de plágio, uma vez que fornece a docentes e estudantes feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
- A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. Fora deste âmbito, pode ser usada por docentes e investigadores via portal de e-learning, por autenticação federada (AAi).
Perguntas da sessão:
- O que é o Turnitin?
- Para que serve?
- Como se acede?
- Como se usa?
- Como se consulta o relatório de originalidade?
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E VOZ NA DOCÊNCIA. CONHECER PARA OTIMIZAR
Inscrições para docentes da U.Porto : 15 vagas ESGOTADAS
08 de fevereiro 2017 – 14h00 – 19h00
Local: Sala 477 – Reitoria da U.Porto
Formador: Ricardo Santos (Docente na ESTSP-IPP) – CV: Visualizar
Objetivo da formação:
- (Re) Conhecer os diferentes elementos que participam no processo de comunicação de produção vocal
- Identificar aspetos que interferem com a saúde vocal
- Analisar elementos do perfil individual de voz falada e sua influência no processo comunicativo
- Experienciar técnicas de controlo vocal e respiratório
- Aplicar as técnicas abordadas em contextos de prática profissional
Inscrição gratuita (seleção por ordem de submissão da inscrição)
Coaching e comunicação positiva para Docentes Universitários
Inscrições para docentes da U.Porto : 16 vagas – ESGOTADAS
21 de fevereiro – 09h30 – 13h00 / 14h00 – 17h30
22 de fevereiro – 09h30 – 12h30
Local: FEP – Edifício Pós-Graduações – Sala 642
Formadora: Sofia Andrade (Serviço para a Educação Contínua – FPCEUP)
Sumário da sessão:
1ª. parte– O COACHING APLICADO À DOCÊNCIA:
- Origens, filosofia e essência do Coaching
- Definição de Coaching – o que é e o que não é Coaching
- Pilares fundamentais do Coaching aplicado à Docência
- Conceitos importantes em Coaching: Objetivos, Crenças e Valores
- Exemplos práticos e dinâmicas
2ª. parte– O DOCENTE COMO COACH
- Qualidades de um Docente-Coach
- Ferramentas internas e externas do Docente-Coach
- Princípios e importância da comunicação positiva
- Técnicas de comunicação não verbal
- A interação Docente-Aluno (Coach-Coachee)
- O Docente como facilitador de processos de mudanças
- Elevar a autoconscencialização do aluno
- Ajudar a desenvolver atitudes e comportamentos (+) positivos
- Melhorar o autoconceito e autoconfiança
- Conseguir maior responsabilização
- Exercícios e dinâmicas práticas
3ª. parte– O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADA E DE MOTIVAÇÃO
- Compreender como é que as pessoas pensam, aprendem e se motivam para a aprendizagem
- O processo e os diferentes sistemas de aprendizagem
- Deteção dos canais preferidos de aprendizagem dos alunos – Programação Neurolínguistica
- Deteção da análise do Perfil Pessoal da Personalidade ao nível da aprendizagem
- Como adaptar as deferentes formas de aprender, para tornar mais eficaz o ensino
- Os diferentes processos mentais de motivação humana
- Estratégias práticas de coaching para despertar motivação
- Exercícios e dinâmicas práticas
4ª. parte– O PROCESSO DE COACHING NA PRÁTICA
- As diferentes fases do processo de Coaching – Ferramentas práticas para cada fase do processo
- Auto-conscencialização e identificação de necessidades de melhoria (ferramentas práticas)
- Estabelecimento de metas/objetivos aluno-docente (ferramentas práticas)
- Crenças limitantes e crenças potenciadoras aluno-docente (ferramentas práticas)
- Perguntas de reflexão-ação (ferramentas práticas)
- Tarefas de auto-responsabilização e Definição do Plano de Ação (ferramentas práticas)
- Acompanhamento e Feedback (ferramentas práticas)
- O ciclo de melhoria e de aprendizagem contínua no Coaching
- Exercícios e dinâmicas práticas
Metodologia
É adoptada a Metodologia Experiencial de Aprendizagem, assente no pressuposto Learn by doing.
Aprendizagem focada em resultados práticos
Sessões dinâmicas, vivenciais e interativas
Estudo de casos e Exercícios prático
Inscrição gratuita (Seleção por ordem de submissão da inscrição)
103 inscrições para 51 vagas, 49 participações
Quadro das inscrições/participações por unidade orgânica
Quadro das inscrições/participações por categoria
INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO – Resultados
- Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin – 5ª edição – Total inquéritos: 20 / Total respondidos: 15
- Competências de comunicação e voz na docência. Conhecer para otimizar – Total inquéritos: 15 / Total respondidos: 14
- Coaching e comunicação positiva para docentes universitários – Total inquéritos: 16 / Total respondidos: 15