Cursos de junho 2019

Moodle: publicar recursos na plataforma- 3 de Junho- 14h30/17h30 - CANCELADO

Inscrições

Docentes UP: Formulário de inscrição aqui

Objetivos do curso

  • Saber estruturar a página;
  • Saber publicar conteúdos, identificando a tipologia de recurso mais adequada;
  • Saber adicionar restrições de acesso aos recursos.

Programa

  1. Conhecer a nova interface e iconografia da plataforma;
  2. Editar e alterar as configurações da página;
  3. Publicar e editar recursos:
    • Inserir etiquetas
    • Adicionar hiperligações
    • Criar uma página
    • Adicionar ficheiros, pastas de ficheiros e galerias de imagens
    • Importar conteúdos SIGARRA (ficha da UC e sumários)
    • Criar um livro
  4. Aplicar restrições de acesso aos recursos.

Resultados

Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a utilização da plataforma Moodle U.Porto, incidindo essencialmente na estruturação da página e no procedimento para a publicação de diversos recursos.

Formadores: Isabel Martins, Nuno Regadas

Data: 3 de junho

Horário: 14h30 / 17h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Moodle: gerir a assiduidade dos estudantes - 4 de junho - 14h30/17h30 - CANCELADO

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Objetivo do curso

A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos necessários à criação de uma folha de assiduidade digital, que permite assinalar as presenças, faltas, atrasos e justificações de cada estudante.

Programa

  1. Criar um registo de assiduidade
    1. Adicionar aulas: comum e de grupo/turma
    2. Configurar estados da assiduidade
  2. Registar a assiduidade
  3. Consultar o relatório de assiduidade dos estudantes (todos ou por grupo/turma)
  4. Exportar o registo de assiduidade

Resultado da aprendizagem

  • Saber criar um registo de assiduidade para aula comum ou de grupo/turma.
  • Saber configurar os estados da assiduidade.
  • Saber registar e consultar a assiduidade dos estudantes.

Pré-requisitos

Para a frequência da formação os participantes devem obrigatoriamente ter conhecimentos básicos de utilização em Moodle. Para além de estarem familiarizados com termos como “recursos” e “atividades”, é importante perceber o conceito e saber criar grupos e agrupamentos na plataforma.

Formadores: Teresa Correia, Isabel Martins

Data: 4 de junho

Horário: 14.30h – 17.30h

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Moodle: criar e gerir grupos- 5 de junho – 14h30/17h30

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Objetivo do curso

A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a gestão dos estudantes em grupos de trabalho, podendo estes ser associados a diferentes tipos de atividades ou recursos.

Resultado da aprendizagem

  • Perceber o conceito de grupo e agrupamento, e em que contexto utilizar os grupos e/ou agrupamentos.
  • Saber criar grupos (manual e automaticamente) e agrupamentos.
  • Saber definir uma atividade que permita aos estudantes a auto inscrição em grupos definidos pelo docente.
  • Saber aplicar a um conteúdo uma condição de acesso – para visualização – com base em grupo ou agrupamentos.

Pré-requisitos

Para a frequência da formação os participantes devem ter conhecimentos elementares de utilização em Moodle, estando familiarizados com termos como “recursos” e “atividades” no âmbito da plataforma.

Formadores: Teresa Correia, Hugo Ribeiro

Data: 5 de junho

Horário: 14h30 – 17h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Moodle: criar testes – 6 de junho – 14h30/17h30

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Objetivo do curso

  1. Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas;
  2. Perceber funcionamento de perguntas e testes;
  3. Criar testes/exames;
  4. Criar perguntas;
  5. Associar perguntas a testes;
  6. Criar exceções durante a prova;
  7. Consultar resultados;
  8. Estatísticas sobre a prova.

Programa

  1. Funcionamento de testes no Moodle
  2. Introdução às perguntas existentes;
  3. Criação de perguntas;
  4. Criação de testes;
  5. Resultados de testes.

Pré-requisitos

A ferramenta de testes exige conhecimentos iniciais na utilização da plataforma pelo que se aconselha que os docentes saibam gerir conteúdos no Moodle U.PORTO.

Formadores: Hugo Ribeiro, Isabel Martins

Data: 6 de junho

Horário: 14h30– 17h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Moodle: criar e avaliar trabalhos – 7 de junho – 14h30/17h30

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Objetivos

  • Saber configurar uma entrega de trabalho, individual ou de grupo.
  • Perceber os passos necessários para a avaliação e comentário online das submissões dos estudantes/grupos.

Programa

  1. Criar um trabalho individual
    1. Configurar entregas individuais
    2. Ver as submissões
    3. Avaliar: classificação e comentário de feedback
  2. Criar um trabalho de grupo
    1. Configurar entregas em grupo
    2. Ver as submissões dos grupos
    3. Avaliar o grupo: classificação e comentário de feedback

Pré-requisitos

Para a frequência da formação os participantes devem obrigatoriamente ter conhecimentos básicos de utilização em Moodle. Para além de estarem familiarizados com termos como “recursos” e “atividades”, é fundamental perceber o conceito e saber criar grupos e agrupamentos na plataforma.

Formador: Teresa Correia, Hugo Ribeiro

Data: 7 de junho

Horário: 14h30– 17h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Gestão de vídeos no Panopto - 11 de junho – 14h30/16h30

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Objetivos de aprendizagem da sessão

  • Ser capaz de gerir eficazmente as sessões existentes no Panopto;
  • Conhecer a estrutura de pastas e a navegação no video management system do Panopto;
  • Reconhecer os cuidados a ter na alteração de permissões de visualização;
  • As estatísticas e como interpretá-las.

Programa

  • Como gerir a biblioteca de vídeos.
  • Copiar, mover, criar pastas.
  • Estatísticas

Formadores: Nuno Regadas, Hugo Ribeiro

Data: 11 junho

Horário: 14h30– 16h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 2h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Inscrições para as OFICINAS DE PARTILHA PEDAGÓGICA – 11 a 13 de junho:

Oficina I - Como falar para uma câmara de vídeo - 11 de junho - 14h30 às 17h30

Inscrições

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Objetivos

1. Treinar a oralidade e a capacidade de comunicação;

2. Capacitar os formandos para falar em frente a uma câmara no contexto de vídeo educativo – exercício prático.

Programa

Resumo: Nesta ação de formação será explorada a relação de um docente com a câmara de vídeo em exercício pedagógico. Fundamentalmente, pretende-se dotar os docentes de capacidades de comunicação em situações de gravação de vídeo, para potenciar a formação a distância ou diversificar o tipo de conteúdo educativo na atividades letivas quotidianas.

Formador: Pedro Pacheco

Data: 11 de junho

Horário: 14h30– 17h30

Localização: Auditório da Régie do edifício de Coronel Pacheco / Estúdio de TV

Duração: 3h

N.º máximo de formandos: 10

Regime do curso: Presencial

Oficina II - Metodologia de Case Study - Um aliado pedagógico - 12 de Junho - 9h30 às 12h30

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Objetivo do curso

Resultado da aprendizagem

Formadores: Renata Blanc

https://www.linkedin.com/in/renata-blanc-de-melo-345464/

Data: 13 de junho

Horário: 9h30 – 12h30

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111

Duração: 3 horas

Vagas:

Regime do curso: Presencial

Oficina III - Integração da diversidade na Universidade do Porto - 12 de junho - 14h30 às 17h30

Inscrições

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Objetivos

A criação de ambientes interculturais é o mais importante desafio que a internacionalização coloca a todas as pessoas que, na Universidade, são responsáveis pela qualidade das aprendizagens e bem-estar de estudantes. Este curso pretende apresentar e discutir resultados na UP do projeto HE4u2, no âmbito do qual se realizou uma ação de formação em 2017; com base na discussão pretende-se ainda identificar estratégias e atividades que potencializem a capacidade de resposta da Universidade à sua crescente diversidade.

Resultados da Aprendizagem

– Problematizar a temática de direitos humanos no Ensino Superior.

– Conhecer e problematizar dados da UP no diz respeito à inclusão e diversidade no ES

– Implementar atividades e estratégias para promover a inclusão.

Metodologia de ensino utilizada

Esta ação de formação será desenvolvida em duas fases:

-Fase de formação não presencial: textos e vídeos preparatórios que abordam aspetos interculturais disponibilizados na plataforma moodle;

– Fase de formação presencial:

  • Apresentação dinâmica dos resultados do projeto Integração da Diversidade no Ensino Superior: objetivos e tarefas do projeto; dados da Universidade do Porto; mentoria de pares e outras estratégias de apoio; descolonização do currículo;
  • Discussão coletiva;
  • Trabalho em grupo no sentido de gerar estratégias de promoção de um ambiente intercultural mais inclusivo;
  • Partilha coletiva de estratégias e integração final.

Formadores: Amélia Lopes, Isabel Menezes, José Pedro Amorim, Sofia Castanheira Pais e Márcia Coelho

Data: 12 de junho

Horário: 14h30– 17h30

Localização: Reitoria da Universidade do Porto – sala 111

Duração: 3h

Vagas: 20

Regime do curso: Presencial

Oficina IV - Treinar a Resiliência: Porquê e Para Quê?- 13 de junho – 9h30 às 12h30

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Objetivo do curso

  • Demostrar a pertinência do treino da resiliência nos diversos domínios da nossa vida, em especial no contexto do Docente Universitário
  • Identificar as dimensões que potenciam o nosso nível de resiliência individual
  • Partilhar metodologias que levam ao aumento da resiliência individual e que permitem lidar com os desafios do dia-a-dia de forma mais ampla e construtiva

Programa

  1. Enquadrar o treino da Resiliência no âmbito da Psicologia Positiva
  2. Ampliar o meu nível de resiliência
    1. Como aumentar a confiança, o networking, a adaptabilidade e o propósito
  3. O otimismo realista
  4. Gerir emoções para contagiar performance

Resultado da aprendizagem

  • Ampliar a auto-consciência sobre as dimensões que potenciam o treino da resiliência
  • Identificar as ações a desenvolver para nutrir a nossa resiliência

Metodologia

Trata-se de uma metodologia participativa, com um foco efetivo sobre o dia-a-dia do Docente Universitário. Serão realizados trabalhos em grupo e exercícios de reflexão individual, promovendo a aquisição de ferramentas que potenciem o treino da resiliência.

Formador: Isabel Paiva de Sousa

https://www.linkedin.com/in/isabel-paiva-de-sousa-2b53bbb/

Data: 13 de junho

Horário: 9h30 – 12h30

Localização: Reitoria da universidade do Porto – sala 111

Duração: 3

Vagas: 30

Regime do curso: Presencial

Oficina V - Video Lectures enquanto ferramenta pedagógica - 13 de junho – 14h às 16h

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Lista de espera aqui

Público alvo
Docentes Universitários (preferencialmente, os formandos deverão fazer-se acompanhar de smartphone/iPhone ou iPad/Tablet)

Objetivos de aprendizagem

  • Apresentar o vídeo enquanto ferramenta pedagógica em contexto de ensino presencial e à distância
  • Contextualizar os formatos e aplicações disponíveis para a gravação de vídeos na U.Porto
  • Exemplificar o tema com:
    • “Video Lecture Capture” na unidade curricular “Toxicologia Mecanística” (ToxMec) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da U.Porto
    • “Video Lecture” no MOOC TOX-OER
  • Dar a conhecer bibliografia atualizada sobre o tema

Resultados de aprendizagem

  • Descrever, exemplificando, metodologias para a utilização do vídeo enquanto ferramenta pedagógica
  • Discutir, apoiando-se em referências bibliográficas, as vantagens e desvantagens da utilização do vídeo enquanto ferramenta de aprendizagem
  • Fazer uso da aplicação “Explain Everything” (“Explain EDU” e/ou “Explain Everything Whiteboard”) enquanto ferramenta pedagógica

Organização da formação

  • Sala de formação com projetor
    • Apresentação do tema (30 min*)
    • Discussão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do vídeo e das diferentes ferramentas/aplicações disponíveis (20 min*)
  • Intervalo (10 min)
  • Sala de formação com bom acesso à rede (utilização pessoal de computadores/tablets/smartphones)
    • Exemplificação: “ToxMec” e “TOX-OER” (10 min*)
    • Componente prática de realização de um “video”, usando o aplicativo “Explain Everything” (50 min*)

Formador: Fernando Remião

Data: 13 de junho

Horário: 14h – 16h

Localização: Reitoria da universidade do Porto – sala 111

Duração: 2h

Regime do curso: Presencial

Flip the teacher: vídeos gravados por estudantes (webinar) - 19 de junho – 14h30/15h30

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Descrição da sessão
Este webinar aborda a tendência crescente de colocar os estudantes no papel de produtores de vídeo.
Como utilizar esta estratégia na sala de aula e quais os benefícios de o fazer?
Como usar o conceito de flipped classroom em benefício de todos, estudantes e docentes.

Objetivos de aprendizagem da sessão
• Perceber a relevância da gravação de vídeos por estudantes;
• Reconhecer os diferentes contextos de utilização;
• Reconhecer os cuidados a ter na preparação, gravação e edição dos vídeos.

Formadores: Nuno Regadas

Data: 19 junho

Horário: 14h30– 15h30

Localização: zoom

Duração: 1h

Vagas: mínimo 6 e máximo 100 docentes

Regime do curso: Online

Nota: 2 dias antes da sessão envia-se aos inscritos o link de acesso à sala virtual onde irá decorrer o webinar.

 

Moodle: publicar recursos na plataforma- 25 de junho – 9h30/12h30

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Objetivos do curso

  • Saber estruturar a página;
  • Saber publicar conteúdos, identificando a tipologia de recurso mais adequada;
  • Saber adicionar restrições de acesso aos recursos.

Programa

  1. Conhecer a nova interface e iconografia da plataforma;
  2. Editar e alterar as configurações da página;
  3. Publicar e editar recursos:
    • Inserir etiquetas
    • Adicionar hiperligações
    • Criar uma página
    • Adicionar ficheiros, pastas de ficheiros e galerias de imagens
    • Importar conteúdos SIGARRA (ficha da UC e sumários)
    • Criar um livro
  4. Aplicar restrições de acesso aos recursos.

Resultados

Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a utilização da plataforma Moodle U.Porto, incidindo essencialmente na estruturação da página e no procedimento para a publicação de diversos recursos.

Formadores: Isabel Martins, Nuno Regadas

Data: 25 de junho

Horário: 9h30 / 12h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

 

Moodle: criar e gerir grupos- 26 de junho – 9h30/12h30

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Objetivo do curso

A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a gestão dos estudantes em grupos de trabalho, podendo estes ser associados a diferentes tipos de atividades ou recursos.

Resultado da aprendizagem

  • Perceber o conceito de grupo e agrupamento, e em que contexto utilizar os grupos e/ou agrupamentos.
  • Saber criar grupos (manual e automaticamente) e agrupamentos.
  • Saber definir uma atividade que permita aos estudantes a auto inscrição em grupos definidos pelo docente.
  • Saber aplicar a um conteúdo uma condição de acesso – para visualização – com base em grupo ou agrupamentos.

Pré-requisitos

Para a frequência da formação os participantes devem ter conhecimentos elementares de utilização em Moodle, estando familiarizados com termos como “recursos” e “atividades” no âmbito da plataforma.

Formadores: Teresa Correia, Hugo Ribeiro

Data: 26 de junho

Horário: 9h30 – 12h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

Moodle: criar e avaliar trabalhos – 27 de junho – 9h30/12h30

Inscrições

Docentes UP: Formulário de inscrição aqui

Objetivos

  • Saber configurar uma entrega de trabalho, individual ou de grupo.
  • Perceber os passos necessários para a avaliação e comentário online das submissões dos estudantes/grupos.

Programa

  1. Criar um trabalho individual
    1. Configurar entregas individuais
    2. Ver as submissões
    3. Avaliar: classificação e comentário de feedback
  2. Criar um trabalho de grupo
    1. Configurar entregas em grupo
    2. Ver as submissões dos grupos
    3. Avaliar o grupo: classificação e comentário de feedback

Pré-requisitos

Para a frequência da formação os participantes devem obrigatoriamente ter conhecimentos básicos de utilização em Moodle. Para além de estarem familiarizados com termos como “recursos” e “atividades”, é fundamental perceber o conceito e saber criar grupos e agrupamentos na plataforma.

Formador: Teresa Correia, Hugo Ribeiro

Data: 27 de junho

Horário: 9h30– 12h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial

 

Moodle: criar testes – 28 de junho – 9h30/12h30

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Objetivo do curso

  1. Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas;
  2. Perceber funcionamento de perguntas e testes;
  3. Criar testes/exames;
  4. Criar perguntas;
  5. Associar perguntas a testes;
  6. Criar exceções durante a prova;
  7. Consultar resultados;
  8. Estatísticas sobre a prova.

Programa

  1. Funcionamento de testes no Moodle
  2. Introdução às perguntas existentes;
  3. Criação de perguntas;
  4. Criação de testes;
  5. Resultados de testes.

Pré-requisitos

A ferramenta de testes exige conhecimentos iniciais na utilização da plataforma pelo que se aconselha que os docentes saibam gerir conteúdos no Moodle U.PORTO.

Formadores: Hugo Ribeiro, Isabel Martins

Data: 28 de junho

Horário: 9h30– 12h30

Localização: Edifício Coronel Pacheco – sala 204

Duração: 3h

Vagas: mínimo 6 e máximo 16 docentes

Regime do curso: Presencial