Moodle: publicar recursos na plataforma

Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a utilização da plataforma Moodle U.Porto, incidindo essencialmente na estruturação da pagina e no procedimento para a publicação de diversos recursos. Duração: 3 horas (10h - 13h) Requisitos: Não aplicável. Objetivos de aprendizagem: Saber estruturar a página; Saber […]

Vídeo educativo com Panopto

Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir a importância do vídeo no processo pedagógico. Durante o curso serão mostrados exemplos de utilização de vídeo em contexto educativo, sendo ao mesmo tempo destacados os cuidados a ter na produção de vídeos. Pretende-se demonstrar qual a importância do vídeo e […]

Moodle: criar testes

Exploração da ferramenta de testes no Moodle. No final da ação o formando deverá ser capaz de: Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas; Perceber funcionamento de perguntas e testes; Criar testes/exames; Criar perguntas; Associar perguntas a testes; Criar excepções durante a prova; Consultar resultados; Estatísticas sobre a prova. Programa: Funcionamento […]

Moodle: criar e avaliar trabalhos

Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a criação de um trabalho online, com posterior avaliação e feedback. Duração: 3 horas Requisitos: Conhecimentos básicos de utilização da plataforma Moodle U.Porto. Objetivos de aprendizagem: Saber configurar um trabalho individual ou de grupo; Perceber os passos necessários […]

Audição Pública Prémio Excelência Pedagógica UPorto 2018

Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, Portugal

Candidaturas selecionadas para "Audição Pública" A submissão de candidaturas aos “Prémios de Excelência Pedagógica” do ano letivo 2017/2018 decorreu no período compreendido entre 12 de fevereiro e 04 de março 2018. Foram submetidas 11 candidaturas, distribuídas da seguinte forma pela unidade orgânica de origem: FBAUP: 1 FCUP: 2 FEUP: 2 […]

Moodle: gerir a assiduidade dos estudantes

Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos necessários à criação de uma folha de assiduidade digital, que permite assinalar as presenças, faltas, atrasos e justificações de cada estudante. Duração: 3 horas (10h - 13h) Requisitos: Conhecimentos básicos de utilização da plataforma Moodle U.Porto. Objetivos de aprendizagem: Saber […]

Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin

Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, Portugal

Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação. A ferramenta está integrada com a plataforma “Moodle U.Porto”, facilitando assim o processo de ensino […]

Correr e Caminhar pela Universidade

Correr e Caminhar pela Universidade 22 de março de 2018, 18h30 No dia 22 de março, a Universidade do Porto convida toda a comunidade a celebrar o "nosso" 107.º aniversário de uma forma ativa e saudável, correndo ou caminhando pelas ruas da cidade até ao edifício da Reitoria. CORRIDA > […]

Comunicação em sala de aula: conceitos e boas práticas

ICBAS - Sala 05 Piso1 Edificio 3 Rua Viterbo Ferreira, Porto

Formador: Sofia Sá (formadora externa) Objetivo da formação: A comunicação é a estratégia mais utilizada por docentes no seu quotidiano profissional. As estratégias comunicacionais fulcrais para a docência, quer na relação professor aluno, quer na transmissão de conteúdos, quer no contato formativo com os estudantes são diversas e evoluem quando alvo […]

Turnitin: prevenção do plágio e feedback no trabalho escrito

FBAUP - Sala PS - 32 (Pavilhão Sul)

Formador: Isabel Martins (Tecnologias Educativas - UPdigital) Esta formação tem como principal objetivo conhecer as funcionalidades de feedback e avaliação de trabalhos disponíveis na ferramenta Turnitin. Além do relatório de originalidade dos trabalhos, os Professores podem comentar os trabalhos dos estudantes e criar e aplicar grelhas de avaliação aos mesmos. […]