Moodle: gerir a assiduidade dos estudantes

Inscrições: Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Objetivo do curso: Esta formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos necessários à criação de uma folha de assiduidade digital, que permite assinalar as presenças, faltas, atrasos e justificações de cada estudante. Objetivos de aprendizagem da sessão Saber criar um […]

Desenhar um curso a distância no AcademiaUP

Inscrições: Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Objetivo do curso: Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura; esforço e investimento de tempo; duração […]

Vídeo educativo com Panopto

Inscrições: Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Objetivo do curso: Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir a importância do vídeo no processo pedagógico. Durante o curso serão mostrados exemplos de utilização de vídeo em contexto educativo, sendo ao mesmo tempo destacados os cuidados a ter na […]

Moodle: Criar testes

Inscrições: Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Objetivo do curso: Esta formação tem como objetivo explorar a ferramenta de testes no Moodle. Objetivos de aprendizagem da sessão Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas; Perceber funcionamento de perguntas e testes; Criar testes/exames; Criar perguntas; Associar perguntas a testes; Criar exceções […]

Prevenir o plágio com recurso ao Turnitin 

FMDUP

Inscrições: Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Objetivos do curso Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma maior e mais adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos, feedback e avaliação. A ferramenta está integrada […]

Como gravar uma aula com o Panopto 

Inscrições Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Objetivo do curso Esta formação tem como principal objetivo apresentar e discutir as principais formas de gravação de aulas. Como operacionalizar o processo e envolver os estudantes? Como promover novas formas de ensino e aprendizagem apoiadas na tecnologia vídeo? Objetivos de aprendizagem […]

Ecologias de aprendizagem: inovação em sala de aula  

Inscrições: VAGAS ESGOTADAS Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição para LISTA DE ESPERA Descrição do curso “O conceito de ecologia da aprendizagem está relacionado a um ensino personalizado porque permite que ele seja adaptado para qualquer aluno ou professor, as duas partes importantes do processo. Mas os recursos tecnológicos […]

Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa 

Inscrições Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Objetivos do curso Compreender os conceitos de Aprendizagem significativa, aprendizagem ativa e flipped classroom Analisar casos de implementação de aprendizagem ativa. Desenhar processos formativos suportados em metodologias ativas Selecionar ferramentas para suportar a aprendizagem ativa  Resultado da formação Capacidade de planeamento de […]

Treinar a atenção: a aplicação inovadora de mindfulness à aprendizagem e ao bem-estar

Inscrições ESGOTADAS Docentes UP: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição da Lista de Espera Objetivos do curso Demonstrar a relevância do treino da atenção no contexto de vida atual, caracterizado frequentemente por ambientes complexos e em mudança constante, contextos de trabalho preenchidos por distrações e interrupções, cargas de trabalho exigentes e […]

Gestão de vídeos no Panopto

Inscrições Docentes UP: Inscrições fechadas. Objetivos do curso Esta formação prática tem como principal objetivo apresentar e discutir a gestão de vídeos na interface web do Panopto. Destinado a quem já utiliza o Panopto, a formação poderá, no entanto, ser frequentada por novos utilizadores. Pretende-se mostrar quais os métodos mais […]