Moodle: Criar E Gerir Grupos

Inscrições  Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivo do curso A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a gestão dos estudantes em grupos de trabalho, podendo estes ser associados a diferentes tipos de atividades ou recursos. Resultado da aprendizagem Perceber o conceito de grupo e agrupamento, […]

Moodle: Criar Testes

Inscrições Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivo do curso Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas; Perceber funcionamento de perguntas e testes; Criar testes/exames; Criar perguntas; Associar perguntas a testes; Criar exceções durante a prova; Consultar resultados; Estatísticas sobre a prova. Programa Funcionamento de testes no Moodle Introdução às perguntas existentes; […]

Moodle: Criar E Avaliar Trabalhos

Inscrições Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivos Saber configurar uma entrega de trabalho, individual ou de grupo. Perceber os passos necessários para a avaliação e comentário online das submissões dos estudantes/grupos. Programa Criar um trabalho individual Configurar entregas individuais Ver as submissões Avaliar: classificação e comentário de feedback Criar um […]

”Ensino Da Física No Primeiro Ano Da Universidade: Inovar Numa Instituição Conservadora?” – João Lopes Dos Santos

Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, Portugal

Ensino da Física no primeiro ano da Universidade: inovar numa instituição conservadora? Resumo: Como é que ensinamos Física? Como a aprendemos! Este método serve-nos há mais de 300 anos. A investigação em ensino da Física tem uns meros 40 anos de existência. Devemos prestar atenção aos seus ensinamentos ou devemos […]

Gestão De Vídeos No Panopto

Mil Praça Coronel Pacheco 15

Inscrições  Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivos de aprendizagem da sessão Ser capaz de gerir eficazmente as sessões existentes no Panopto; Conhecer a estrutura de pastas e a navegação no video management system do Panopto; Reconhecer os cuidados a ter na alteração de permissões de visualização; As estatísticas e como interpretá-las. Programa […]

Oficina I – Como Falar Para Uma Câmara De Vídeo

Mil Praça Coronel Pacheco 15

Formador: Pedro Pacheco – Tecnologias Educativas, U.Porto Objetivos   Treinar a oralidade e a capacidade de comunicação;  Capacitar os formandos para falar em frente a uma câmara no contexto de vídeo educativo – exercício prático Resumo Nesta ação de formação será explorada a relação de um docente com a câmara de vídeo […]

Oficina II – Metodologia De Case Study – Um Aliado Pedagógico

Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, Portugal

Formador: Renata Blanc – FEP – Faculdade de Economia Objetivos No final da formação, os participantes deverão estar capacitados a: Compreender  as vantagens de utilização dos casos de estudo em aula, comparativamente com o tradicional método expositivo Identificar  os principais tipos de casos de estudo existentes Identificar quais os  elementos complementares […]

Oficina III – Integração Da Diversidade Na Universidade Do Porto

Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, Portugal

Formadores: Amélia Lopes, Isabel Menezes, José Pedro Amorim, Sofia Castanheira Pais e Márcia Coelho – FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Objetivos A criação de ambientes interculturais é o mais importante desafio que a internacionalização coloca a todas as pessoas que, na Universidade, são responsáveis pela qualidade […]

Oficina IV – Treinar A Resiliência: Porquê E Para Quê?

Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, Portugal

Formador: Isabel Paiva de Sousa – FEP – Faculdade de Economia Objetivos Demostrar a pertinência do treino da resiliência nos diversos domínios da nossa vida, em especial no contexto do Docente Universitário Identificar as dimensões que potenciam o nosso nível de resiliência individual Partilhar metodologias que levam ao aumento da resiliência […]

Oficina V – “Video Lectures” Enquanto Ferramenta Pedagógica

Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, Portugal

Inscrições  Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Lista de espera aqui Público alvo Docentes Universitários (preferencialmente, os formandos deverão fazer-se acompanhar de smartphone/iPhone ou iPad/Tablet) Objetivos de aprendizagem Apresentar o vídeo enquanto ferramenta pedagógica em contexto de ensino presencial e à distância Contextualizar os formatos e aplicações disponíveis para a gravação de […]