Moodle: Criar E Gerir Grupos
Inscrições Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivo do curso A formação tem como objetivo dotar os docentes dos conhecimentos básicos para a gestão dos estudantes em grupos de trabalho, podendo estes ser associados a diferentes tipos de atividades ou recursos. Resultado da aprendizagem Perceber o conceito de grupo e agrupamento, […]
Moodle: Criar Testes
Inscrições Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivo do curso Compreender conceitos sobre tipologias de perguntas; Perceber funcionamento de perguntas e testes; Criar testes/exames; Criar perguntas; Associar perguntas a testes; Criar exceções durante a prova; Consultar resultados; Estatísticas sobre a prova. Programa Funcionamento de testes no Moodle Introdução às perguntas existentes; […]
Moodle: Criar E Avaliar Trabalhos
Inscrições Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivos Saber configurar uma entrega de trabalho, individual ou de grupo. Perceber os passos necessários para a avaliação e comentário online das submissões dos estudantes/grupos. Programa Criar um trabalho individual Configurar entregas individuais Ver as submissões Avaliar: classificação e comentário de feedback Criar um […]
”Ensino Da Física No Primeiro Ano Da Universidade: Inovar Numa Instituição Conservadora?” – João Lopes Dos Santos
Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, PortugalEnsino da Física no primeiro ano da Universidade: inovar numa instituição conservadora? Resumo: Como é que ensinamos Física? Como a aprendemos! Este método serve-nos há mais de 300 anos. A investigação em ensino da Física tem uns meros 40 anos de existência. Devemos prestar atenção aos seus ensinamentos ou devemos […]
Gestão De Vídeos No Panopto
Mil Praça Coronel Pacheco 15Inscrições Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Objetivos de aprendizagem da sessão Ser capaz de gerir eficazmente as sessões existentes no Panopto; Conhecer a estrutura de pastas e a navegação no video management system do Panopto; Reconhecer os cuidados a ter na alteração de permissões de visualização; As estatísticas e como interpretá-las. Programa […]
Oficina I – Como Falar Para Uma Câmara De Vídeo
Mil Praça Coronel Pacheco 15Formador: Pedro Pacheco – Tecnologias Educativas, U.Porto Objetivos Treinar a oralidade e a capacidade de comunicação; Capacitar os formandos para falar em frente a uma câmara no contexto de vídeo educativo – exercício prático Resumo Nesta ação de formação será explorada a relação de um docente com a câmara de vídeo […]
Oficina II – Metodologia De Case Study – Um Aliado Pedagógico
Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, PortugalFormador: Renata Blanc – FEP – Faculdade de Economia Objetivos No final da formação, os participantes deverão estar capacitados a: Compreender as vantagens de utilização dos casos de estudo em aula, comparativamente com o tradicional método expositivo Identificar os principais tipos de casos de estudo existentes Identificar quais os elementos complementares […]
Oficina III – Integração Da Diversidade Na Universidade Do Porto
Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, PortugalFormadores: Amélia Lopes, Isabel Menezes, José Pedro Amorim, Sofia Castanheira Pais e Márcia Coelho – FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Objetivos A criação de ambientes interculturais é o mais importante desafio que a internacionalização coloca a todas as pessoas que, na Universidade, são responsáveis pela qualidade […]
Oficina IV – Treinar A Resiliência: Porquê E Para Quê?
Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, PortugalFormador: Isabel Paiva de Sousa – FEP – Faculdade de Economia Objetivos Demostrar a pertinência do treino da resiliência nos diversos domínios da nossa vida, em especial no contexto do Docente Universitário Identificar as dimensões que potenciam o nosso nível de resiliência individual Partilhar metodologias que levam ao aumento da resiliência […]
Oficina V – “Video Lectures” Enquanto Ferramenta Pedagógica
Reitoria UPorto Praça Gomes Teixeira, PORTO, PortugalInscrições Docentes UP: Formulário de inscrição aqui Lista de espera aqui Público alvo Docentes Universitários (preferencialmente, os formandos deverão fazer-se acompanhar de smartphone/iPhone ou iPad/Tablet) Objetivos de aprendizagem Apresentar o vídeo enquanto ferramenta pedagógica em contexto de ensino presencial e à distância Contextualizar os formatos e aplicações disponíveis para a gravação de […]